Hi everyone,
O post de hoje é dedicado aos professores de inglês.
Gostaria de compartilhar com vocês um plano de aula que eu elaborei, testei e deu super certo. Os alunos teens adoraram, foram super participativos e criativos, a aula foi bem descontraída e o resultado foi surpreendente! Eles simplesmente arrasaram! Foi muito bom mesmo. Pena eu não ter filmado.
PLANO
DE AULA
Tema:
O
uso de blogs para ensino de língua inglesa
Objetivo:
Fazer com que os alunos que não conhecem o que são os blogs passem a
conhecê-los e entendam suas funções e quais as vantagens podem obter por meio
deles. Além disso, utilizar conteúdos de blogs para o ensino de língua inglesa,
de maneira que eles aprendam de forma interativa.
Público:
Alunos de 13 a 15 anos. Nível intermediário de inglês
Carga
horária: 3 aulas
Metodologia: Na
primeira aula, será perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os blogs, se eles
têm ou não o costume de acessá-los. Em caso positivo, perguntar quais são os
blogs que eles acessam com maior frequência e por que. Em seguida,
questioná-los se eles sabem da existência de vários blogs super interessantes
que estão disponíveis na internet acerca do ensino de inglês. Apresentar alguns
blogs e pedir a eles que visitem aqueles blogs em casa ou onde
puderem, caso não tenham acesso a internet na escola.
Na segunda aula,
pedir que eles contem como foi a experiência de ter visitado aqueles blogs,
quais eles acharam mais interessantes, se eles deixaram algum comentário, se
aprenderam algo novo. Pedir como tarefa, que eles visitem os blogs www.inglesnapontadalingua.com.br
e http://www.teclasap.com.br/blog/
e selecionem de ambos os blogs, de três a quatro expressões coloquiais ou
gírias que mais gostarem.
Na terceira e última aula, verificar quais foram os
vocabulários escolhidos pelos alunos e pedir que em duplas ou trios, a depender
do número de alunos presentes na sala, criem uma conversation inserindo no
contexto da conversa aqueles vocabulários que encontraram na internet. Caso os
alunos achem que alguns de seus vocabulários não farão sentido naquele
contexto, poderão tentar negociar e trocar com as outras duplas/trios.
Após as negociações, ler as
conversações criadas pelos alunos, que deverão ter sido escritas em uma folha
separada. Ajudar os alunos quanto à escrita e estrutura das frases. Depois das
correções feitas, os alunos deverão apresentar aos colegas a conversation que criaram.
Material: Uso
da internet fora da sala de aula, lousa para fazer alguma anotação necessária
aos alunos.
Avaliação:
Observar, na última aula, se os alunos foram ou não capazes de inserir no
contexto da conversação os vocabulários por eles escolhidos e se quando houve
necessidade, conseguiram ou não negociar a troca com seus colegas de sala (se
foram persuasivos para que a troca fosse realizada). Analisar a criatividade e
a participação de cada aluno individualmente e cada grupo. Por fim, analisar no momento da fala de cada
um, durante a conversação, se eles estão usando as pontuações, se estão dando
ênfase quando preciso por meio da entonação da voz; enfim, se conseguiram usar
as gírias ou expressões idiomáticas simulando uma situação real de conversação.
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